Novo Editor de Texto e Post WordPress Gutenberg – Guia Completo

Editor WordPress Gutenberg é o novo editor de posts e textos do WordPress e estará disponível a partir da versão 5.0 do desse CMS. Esse novo editor possui um design bem diferente e novos recursos que vão deixar seus artigos e páginas muito mais interessantes e de acordo com as práticas atuais de desenvolvimento. Confira nesse artigo os diferenciais dessa ferramenta antes mesmo dela ser lançada de forma definitiva.

Utilizar o novo editor de texto Gutenberg ou o editor clássico?

Pelo menos por enquanto é uma opção utilizar o novo editor de texto Gutenberg ou ainda utilizar o editor clássico do WordPress. No momento em que escrevo esse artigo (26/08/2018) estamos na versão 4.9.8 do WordPress e o editor clássico ainda é o padrão. No entanto, podemos instalar o plugin Gutenberg e já utilizar o novo editor.

O inverso também poderá ser feito. Mesmo após a atualização do WordPress 5.0, que já terá o Gutenberg como editor padrão, você poderá instalar o plugin Classic Editor (ou editor Clássico, em português), e continuar utilizando o editor antigo.

Então, qual editor utilizar? Recomendo que já comece a utilizar o Gutenberg! Vamos pensar um pouco e analisar dois motivos que se destacam para tomar essa decisão.

1. Novos recursos para edição do post: O editor Gutenberg possui novos recursos de edição de posts que permitem produzir um artigo muito melhor do que a versão antiga do editor. Você vai criar artigos personalizados com textos, fotos, vídeos, galerias e muito mais, tudo isso organizado de forma nunca antes possível sem utilização de outros plugins.

2. Novas ferramentas: É normal que quando uma atualização importante assim ocorre no WordPress, isso se torne um efeito cascata. Não demorará muito para que inúmeras outras ferramentas surjam para complementar esse editor de texto. Se você optou por não utilizá-lo, então também não poderá de beneficiar desses novos recursos que possam aparecer.

Como instalar e usar o editor Gutenberg com plugin

Como informado anteriormente, mesmo que seu WordPress ainda esteja com a versão clássica do editor de texto, você já pode instalar o editor Gutenberg. Para isso, basta seguir os passo a seguir:

1. Instale o plugin Gutenberg. Ele está disponível no diretório do WordPress ou você pode baixá-lo no wordpress.org clicando aqui.

2. Acesse o painel de administração do WordPress e vá em POSTS -> ADICIONAR NOVO.

3. Pronto! Você já está na tela de edição de posts do Gutenberg! 

Se tudo ocorreu bem, você verá uma tela igual a esta:

Editor de texto WordPress Gutenberg

Como voltar a usar o editor de post clássico?

Caso não tenha gostado do editor Gutenberg, teve problemas de compatibilidade ou qualquer outro motivo e quer continuar a usar o editor clássico, não há problema! Você pode continuar a usar normalmente a versão clássica seguindo os seguintes passos.

1. Instale o plugin Classic Editor (ou Editor Clássico) no diretório do wordpress.org.

2. Ative o plugin Editor Clássico.

3. Pronto! Você continuará utilizando o editor de texto clássico para adicionar posts e páginas no seu site.

Como criar um post com WordPress Gutenberg

Primeiros passos com o editor de texto Gutenberg: Aula 1

A maior vantagem em utilizar esse editor é a grande variedade de recursos que ele oferece para criarmos posts muito interessantes e bem melhores do que da forma antiga. Aqui nesse curso você vai aprender cada elemento do Gutenberg e também algumas configurações de design para melhorar ainda mais a aparência do seu post. 

Painel de edição de post – Aula 2

Respondendo perguntas – Aula 3

Bloco de texto – Aula 4

Bloco de títulos – Aula 5

Olá! Tudo bem? Esse blog foi inaugurado recentemente e ainda está na sua versão beta, no entanto, já estou publicando conteúdos muito relevantes para interessados em WordPress. Fique a vontade para acompanhar o avanço desse novo projeto. – Leandro Biffi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 6 =